quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Vitamina B12 X Veganismo


A vitamina B12, ou Cobalanina, assim como todas as vitaminas, são essenciais para a vida. Cada vitamina tem um papel específico no organismo. As funções da B12 são auxiliar na formação sanguínea (produção de eritrócitos), manutenção do sistema nervoso (formação e fluidez da Bainha de Mielina), regulação da atividade da vitamina B9, ou ácido fólico (necessária para a formação de proteína estruturais e hemoglobina).
Essa vitamina não pode ser obtida através de uma alimentação vegetariana estrita, uma vez que é produzida apenas por bactérias presentes do trato gastro-intestinal dos mamíferos (os actinomices). Nós, seres humanos, possuímos essas bactérias e elas fabricam vitamina B12. O problema é que o local que essas bactérias habitam (intestino grosso) é posterior ao local de absorção (60 cm finais do intestino delgado). Além disso, para ser absorvida, a cobalanina precisa ser ligada ao fator intrínseco, que é produzido no estômago por suas células parietais. Sendo assim, são eliminadas para o meio sem que possamos aproveitá-las. Dessa maneira, a única forma de obter-mos esse nutriente é com o consumo de alimentos advindos dos animais (carnes, leites, ovos). Como a dieta vegana é isenta dessas fontes, geralmente é necessaria uma suplementação alimentar de cobalanina a fim de manter estável o funcionamento do organismo do indivíduo.
A carência desse nutriente pode refletir em um quadro de anemia perniciosa. Trata-se de um distúrbio no qual a hemácia adquire um tamanho maior que o normal, fazendo com que a hemoglobina (proteína transportadora de oxigênio) fique muito diluída e isso prejudica o transporte de oxigênio.Os sintomas são: alterações neurológicas, progressivas e mortais se não houver tratamento; fraqueza; convulsões e dano irreversível no tecido parietal gástrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário