terça-feira, 17 de novembro de 2009

NUTRIÇÃO ESPORTIVA

A nutrição esportiva tem como principais objetivos reduzir a fadiga, reduzir ou reparar lesões, otimizar os depósitos de energia e força, saúde geral do atleta, melhorar o desempenho, reposição de eletrólitos e deixar o trato gastrointestinal confortável durante a atividade física.

Um atleta tem alimentação diferenciada dos demais indivíduos em função do gasto energético relevantemente elevado e da necessidade de nutrientes que varia de acordo com o tipo de atividade, a fase de treinamento e momento de ingestão.

De forma geral, os atletas necessitam de uma ingestão de carboidratos superior àquela de indivíduos não-atletas, pois os carboidratos repõem o glicogênio muscular, que é por sua vez o principal substrato energético utilizado durante o exercício. Pelo fato de os estoques musculares e hepáticos de glicogênio serem limitados, a reposição destes deve ser feita de forma constante, mesmo durante a atividade, para garantir um bom rendimento do atleta. A ingestão de proteínas pode variar de acordo com o tipo de atividade, enquanto a proporção de lipídios diminui em função do aumento da proporção de carboidratos. Todavia, cabe ressaltar que essas condutas são generalizadas, haja vista que cada esporte implica necessidades diferenciadas e cada momento do dia do atleta exigirá um determinado nutriente predominantemente.

Os atletas possuem uma necessidade energética que pode chegar a ser até quatro vezes maior que a de um indivíduo sedentário ou moderadamente ativo. Contudo, não basta oferecer apenas mais energia, é preciso oferecer energia com qualidade, ou seja, por meio de alimentos variados em quantidades adequadas, para se obter todos os nutrientes necessários, não só para a geração de energia como para o melhor aproveitamento dessa energia.

Uma deficiência energética ocasiona redução no peso corporal, perda de massa muscular, amenorréia, perda de massa óssea e aumenta o risco de fadiga, lesões e doenças. Um adequado consumo energético é necessário para manter o peso corporal, manter a saúde e maximizar o efeito do treinamento.

A ingestão adequada dos macronutrientes seguindo as 4 leis básicas da nutrição é essencial para a recuperação muscular, à manutenção do sistema imunológico, ao equilíbrio do sistema endócrino e à manutenção e/ou melhora da performance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário