A preocupação com a saúde e com o bem estar sempre existiu, mas o número de pessoas que realmente se importavam era pequeno, pois não se sabia de todas as doenças que podem ser evitadas, melhoradas e até curadas com simples cuidados. Porém atualmente com todas as informações sobre a importancia de se cuidar para viver melhor e mais tempo, esse número aumentou consideravelmente! Quase todas as pessoas hoje em dia sabem o quanto é importante se cuidar, praticar esportes, se alimentar bem, estar livre de vícios, enfim, ter hábitos saudáveis.
O grande problema é que essa grande remessa de informações não traz somente coisas boas. A mídia que é a grande difusora dessas informações, algumas vezes divulga dados errados, tende para a propaganda que as vezes não retrata a realidade e acaba impondo modelos a serem seguidos. Dentre esses modelos, há o insentivo à cultura do corpo perfeito ( ou do que se acredita ser perfeito).
Está se tornando cada vez mais comum ver pessoas de todas as idades fazendo grandes esforços, e cometendo erros graves ( podendo inclusive prejudicar a saúde) em busca desse modelo de corpo. Malhação em excesso e dietas exageradas são os mais frequentes.
Essas dietas são as chamadas "Dietas da moda". Prometem emagrecimento rápido e com o mínimo, ou sem nenhum esforço! Tais dietas não são recebem o apoio dos nutricionistas, uma vez que não são balanceadas e podem causar a deficiência de diversos nutrientes. Além disso, emagrecer muito rápido, a menos que seja com orientação e acompanhamento médico não é saudável, pois restringem a ingestão de calorias e dificilmente podem ser mantidos por muito tempo. Desta forma, na maioria das vezes a pessoa recupera o que emagreceu, o chamado efeito sanfona.
Toda essa "facilidade" é oferecida através de revistas, da internet, e principalmente do boca
à boca! O grande problema é incentivar as pessoas a fazerem essas dietas, fazendo tudo parecer muito fácil e sem prejuízos! Alguns exemplos dessas dietas são:
- Dieta do Atum - Essa dieta orienta o consumo de várias porções de atum enlatado. Como a base da dieta é apenas um tipo de alimento, há carência de nutrientes como carboidratos, cálcio e ferro. Mesmo para quem adora atum, é provável que ficará enjoado de tanto comer esse peixe.
- Dieta da USP - Essa dieta aproveita-se do nome da USP para dar a impressão de seriedade científica. A verdade é que a USP nunca elaborou nenhuma dieta como essa. De um modo geral, a chamada dieta da USP preconiza a restrição total de carboidratos, permitindo apenas o consumo de gorduras e proteínas. Ela pode ser perigosa, pois não é balanceada e há o consumo exagerado de proteínas e gorduras.
-Dieta da Clara do Ovo - Essa dieta ganhou notoriedade quando Scheila Carvalho declarou ter perdido 15 kg comendo apenas clara de ovo e batata. É claro que restringindo a dieta a apenas 2 alimentos a pessoa vai sofrer de carências nutricionais.
Bibliografia: http://www.copacabanarunners.net/dietas-da-moda.html
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário